domingo, 30 de outubro de 2011

O que ficou cá desta semana

Muito se tem falado esta semana do caso de Duarte Lima. Ao que parece foi mesmo o advogado, sobrevivente de leucemia, a matar a mulher. Digo “sobrevivente de leucemia”, não para o endeusar, mas antes para referir aquilo que de melhor que aconteceu na vida desse senhor, uma vez que o ajudou a construir toda uma imagem de credibilidade e honestidade, capaz de colocar em dúvida toda uma sociedade, que se interroga, será que o homem ia matar uma mulher a troco de uns euros, quando esse gastou tanto a ajudar doentes de leucemia?


E por falar em doença, um estudo da Universidade de Queen (Reino Unido) descobriu que a toma diária de uma aspirina reduz o risco de cancros hereditários. É uma descoberta histórica para a prevenção do cancro. Outra descoberta ainda, mais focada no público feminino, é a prevenção de cancro dos ovários com a toma da pílula, ter filhos também ajuda.


Pornografia feminina. Algo que eu desconhecia por completo, sim, para mim só existia pornografia e ponto. Não sabia que este género tinha outros sub-géneros. Mas tem e promete. Erika Lust, realizadora de filmes pornográficos feministas, está decida a acabar com o estereótipo social e sexual da mulher “pedaço de carne”, tornando-a assim, mais sentimental e emocional, mais real. Fiquei curiosa.


Para terminar, deixo o conselho para aqueles que não sabem o que fazer amanhã à noite, véspera de feriado e noite de Halloween...visitem o Hotel NH Campo Grande, onde se encontra a peça “Quem matou o Concierge do NH Campo Grande?”, protagonizada pelo grupo de Teatro Anónimo, cabe ao público decidir quem matou o concierge, seguindo pistas, entrevistando personagens e revistando os vários espaços. Original e interactivo, sem dúvida algo que se destaca.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sem título #1



Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.
Lewis Carroll

terça-feira, 25 de outubro de 2011

La Maleta Mexicana

Hoje no jornal i, encontrei um artigo sobre uma mala que esteve perdida setenta anos. Dentro da maleta encontramos fotografias da Guerra Civil Espanhola, tiradas pelo grande Robert Capa, David Seymor (mais conhecido por Chim) e Gerta Taro. Já encontrada, esteve em Nova Iorque e, agora regressa à cidade protagonista de muitas das fotografias tiradas, Barcelona. No Museu de Arte da Catalunha, a exposição destas fotografias históricas, é feita de forma a romancear Capa e Taro, pois uma das fotos contidas na maleta é de Gerta a dormir. Eis algumas fotos:




Nas pontas, dois soldados republicanos. No meio, Herbert Matthews, jornalista do "New York Times" , e Ernest Hemingway, 1937 (tirada por Chim)




Mãe amamenta o filho, durante um comício da Frente Popular, perto de Badajoz (tirada por Chim)




Exilados Republicanos a fugir da Guerra Civil , a caminho de um campo de refugiados em Barcarè, França, 1939 (tirada por Robert Capa)




A Espanha durante a Guerra Civil, 1937 (tirada por Robert Capa)




Cortejo fúnebre do general republicano Lakacs, Valência, 1936 (tirada por Gerda Taro)




A famosa fotografia de Robert Capa à sua noiva Gerda Taro.


Para aqueles que ficaram tão interessados como eu, recomendo vivamente uma ida a Barcelona.