domingo, 20 de novembro de 2011

A vida é bela, até mesmo quando chove


Não tenho tido muito tempo para vir aqui com alguma regularidade. Mas fica aqui um pensamento vago, descontraído e ligeiramente existencialista que tive segunda-feira passada, no carro, à porta da estação de comboios:

«A vida é bela, até mesmo quando chove. A vida é demasiado preciosa, para ser desperdiçada com irrelevâncias e pesadelos. A vida é um conjunto de sonhos, ideias, obstáculos e problemas. É tudo aquilo que quisermos que seja. Nós somos aqueles que simplesmente guiam o barco e se deixam navegar com as ondas e correntes.

Uma vez perguntei-me a razão pelo qual envelhecemos. E uma voz, mais velha e sábia, respondeu-me, também sinto isso. Estranho, pensei eu, uma mente mais avançada que a minha deveria saber a solução deste enigma. Hoje, volvidos uns anos, creio que a resposta ainda é algo místico e secreto, afinal de contas, o que interessa é vivê-la, ao sabor e dissabor dos ventos, como uma folha seca. Não é a nós que nos compete descodificá-la.»

domingo, 6 de novembro de 2011

Sem título #2

Grécia, afinal como é que vai ser?

Muito se tem falado ao longo da semana sobre o caso da Grécia. Numa hora dizem que vai haver um golpe militar, na outra a Grécia vai sair da Zona Euro, levando avisos que o melhor então será sair da UE, na hora seguinte já temos o primeiro-ministro a dizer que se vai demitir e, umas horas depois tudo parecia estar a estabilizar.
Como seria de esperar, essa estabilidade durou pouco tempo, pouquíssimo...agora o país em chamas terá um novo governo.

Relembrando que a questão era a realização ou não de um referendo acerca da existência da Grécia na zona euro, algo não muito inteligente, pois ninguém está satisfeito, não seria de todo prudente avançar com tal referendo. Já para não falar, da falta de educação que seria pela parte dos gregos quererem sair da zona euro depois da sua enorme divida ter sido perdoada. Desta forma avançaram com uma ameaça de golpe militar...engraçado que os militares portugueses ofereceram a sua "ajuda" em derrubar o governo actual, "caso fosse necessário", pelo sim pelo não.

Quando a política deixa de resultar, passamos para golpes militares. É o que a história nos diz. Uns mais violentos e outros mais mansos, mas ainda assim "golpes", seguidos pela palavra "militares", o que dá toda uma carga dramática à "coisa", dramas é o que mais precisamos numa altura destas.

Quanto ao novo governo grego, vamos ver como as coisas correm. Eu, pessimista de raiz, acho que a coisa vai correr mal e que a Europa se vai ver, uma vez mais, grega para resolver tal situação. O novo governo avança e diz que o novo pacote de ajuda se mantém...então mas afinal como é, pergunto eu outra vez, querem ou não querem ajuda? E se querem, arquem com todas as consequências, tal como os outros estão a fazer, ou não...



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Frida Kahlo


Soube hoje, pela rádio, que se encontra uma exposição de fotografias de Frida Kahlo no Museu da Cidade (em Lisboa). Estas fotografias, tiradas pelos seus amigos, o seu pai, o grande amor da sua vida Diego Riviera e até de fotógrafos conceituados, mostram-nos um lado íntimo de Frida que muitos desconhecem. Esta exposição, para além de nos dar a conhecer um pouco mais sobre a artista, dá-nos umas luzes da história politico-social do Mexico.
Esta é a primeira digressão mundial da exposição, que esteve desde sempre na Casa Azul (México), Diogo Riviera deixou no seu testamento a proibição destas fotos saírem do México, sendo que se trata de uma exposição com cerca de 6.000 fotografias, esta digressão contém apenas 257, de forma a respeitar o desejo do artista.
Recomendo vivamente a passarem pelo Museu da Cidade, a exposição só lá estará até finais de Janeiro.


(Para mais informações: http://www.museudacidade.pt)